About

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

sábado, 24 de abril de 2010

Histórias

História da banda:AC/DC

AC/DC é uma banda de rock australiana, que além de ser uma das pioneiras nos estilos hard rock e heavy Metal (tocam também blues), é também um dos nomes mais respeitados e influentes da música mundial. O grupo foi formado em Sydney, Austrália, em dezembro de 1973 e desde então vem lançando verdadeiras “pérolas” do rock and roll. Os seus álbuns atingiram números de vendas colossais, estimado em 160 milhões de cópias em todo o mundo. A banda teve influências de bandas como The Yardbirds, The Who, The Rolling Stones, Led Zeppelin e The Kinks. O nome AC/DC é pronunciado uma letra por vez ("Ei ci di ci") em inglês, embora a banda seja conhecida por seus fãs australianos como "Acca Dacca".

História

O AC/DC foi uma das bandas que inventou o Hard rock. Tudo começou em1973, Sydney, na Austrália, quando os irmãos Angus Young e Malcolm Young resolveram formar uma banda. No ano seguinte gravaram um compacto que mais tarde seria o High Voltage. A formação veio a se completar em 1974 com Bon Scott (vocais), Mark Evans (baixo) e Phil Rudd (bateria). Uma das marcas mais conhecidas da banda é a performance do guitarrista solo Angus Young, que utiliza um uniforme escolar nos shows, e desloca-se pelo palco com um passo próprio, conhecido pelos fãs como "duck walk". Ps: o " duck walk" é uma alusão ao grande Chuck Berry, que o Angus faz, segundo ele, porque seu irmão Malcom o tem como maior ídolo.

No ano 1975 lançaram T.N.T. e em 1976, Dirty Deeds Done Dirt Cheap. Esses dois álbuns conseguiram a atenção da mídia e conquistaram milhares de fãs. O AC/DC saiu em sua primeira turnê mundial (Reino Unido e Europa).

Let There Be Rock saiu em 1977, e mudanças ocorreram no AC/DC: saiu o baixista Mark Evans e Cliff Williams entrou em seu lugar. No ano seguinte saiu Powerage e If You Want Blood (You've Got It) dois grandes álbuns. O single Highway to Hell chegou ao top 20 no Reino Unido e ao top 10 nos Estados Unidos.

Em 19 de fevereiro de 1980, uma péssima notícia: a trágica morte do vocalista Bon Scott, afogado em seu próprio vômito depois de um porre homérico. A perda marcou profundamente a banda. Brian Johnson que foi convidado por Malcolm e Angus Young que assistiram um show com o antigo vocalista Bon Scott e que Brian Johnson estava se apresentando com sua banda, Geordie. Brian Johnson chegou atrasado na audição onde foi escolhido como novo vocalista. O motivo? Estava jogando sinuca com seus amigos e perdeu a hora. Quando ele explicou o mmotivo do atraso, Malcon e Angus pensaram: "Ao menos ele gosta de Sinuca!". Quando Brian começou a cantar, o sorriso renasceu nos rostos de Angus e Malcon pela primeira vez desde a morte de Scott. No mesmo ano, porém, o AC/DC voltou com tudo, lançando Back in Black, álbum que foi uma homenagem (até no nome) à Bon, vendendo mais de 20 milhões de cópias só nos E.U.A. na época de seu lançamento. Back in Black é hoje o segundo disco mais vendido da história (42 milhões de cópias), só perdendo para Thriller (54 milhões de cópias), de Michael Jackson.

Em 81, For Those About to Rock (We Salute You) foi lançado e na sequência, outra mudança: Rudd foi substituído por Simon Wright. Assim a banda continuou lançando ótimos álbuns praticamente todos os anos (menos em 87), entre eles: ' 74 Jailbreak e Who Made Who. Em 89 Simon deixou o AC/DC para tocar com Ronnie James Dio e em seu lugar entrouChris Slade. Até o início dos anos 90, o AC/DC vendeu mais de 80 milhões de álbuns em todo o mundo!

No ano seguinte, a banda ganhou o Grammy de melhor álbum de Hard Rock com The Razor's Edge. O álbum Ballbreaker de 1995 contou com a volta do baterista Phil Rudd. Em novembro de 97 saiu um box com 5 CD's, intitulado Bonfire, um tributo a Bon Scott.

Finalmente, em 2000, a banda lança seu mais recente álbum, "Stiff Upper Lip", cuja faixa-título chega ao primeiro lugar nas paradas das rádios americanas. O álbum torna-se sucesso absoluto de vendas, e consegue inclusive chegar ao topo do podium da Billboard.

Em 2004 o vocalista do grupo Brian Johnson assinou as canções de um musical sobre Helena de Tróia trazendo Dolores O'Riordan, do Cranberries no papel principal. O disco “ Back in Time” relançado em 2003, conquistou o prêmio da Associação da Indústria Fonográfica nos Estados Unidos, depois de ter vendido mais de 20 milhões de cópias.

Em 2005 o grupo colocou nas lojas o DVD “Family Jewels” e anunciou seu retorno aos estúdios em breve para as gravações da próxima bolacha da carreira.

O AC/DC se estabilizaria e ganharia experiência ao se tornar a banda de apoio dos principais artistas de rock pesado da época, incluindo Rush,Black Sabbath, The Scorpions e Van Halen, entre outros.

Nome

É comumente dito que o nome significaria "Alternating Current/Direct Current" (ou, traduzindo para o português, Corrente Alternada/ Corrente Contínua). Tal nome teria sido achado na placa existente atrás de uma máquina de costura (que deveria ser provida de um motor universal) deMargaret Young, irmã de Angus e Malcolm, que dão suporte à teoria.

Os membros do AC/DC dizem que não sabiam da conotação bissexual que o termo carrega, já que ele significa um aparelho elétrico que pode ser ligado em duas formas diferentes de corrente.

Algumas figuras religiosas, no entanto, postulam que o significado da sigla advém de "Anti Christ/Devil's Children" ou Anti-Cristo/Filhos do Demônio, querendo taxar o grupo musical de ser ligado ao satanismo, uma vez que repudiavam o rock pesado e a atitude do grupo, que não estava de acordo com o conservadorismo religioso defendido por estes. A banda nega veementemente essa origem para o nome.

Atividades recentes

Em 2002 a revista Q nomeou o AC/DC como uma das "50 Bandas que Você Precisa Ver Antes de Morrer".

Em 2003 a RIAA atualizou o número de álbuns vendidos pela banda, aumentando o montante de 46,5 milhões para 68,3 milhões, fazendo do AC/DC o quinto grupo de rock que mais vendeu na história musical dos EUA, atrás somente dos Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd e The Eagles.

Em março de 2003 a banda foi incluída no Hall da Fama do Rock And Roll, se apresentando no Waldorf Astoria Hotel de Nova Iorque. Nesse mesmo ano, o clássico de 1980, Back In Black, é considerado o disco de rock mais vendido de todos os tempos com incríveis 43 milhões de cópias vendidas ao redor do planeta. Na classificação geral, Back In Black só foi superado pelo álbum Thriller de Michael Jackson que já vendeu algo em torno de 56 milhões de cópias.

No dia 1 de outubro de 2004 a rua Corporation Lane de Melbourne foi renomeada oficialmente para ACDC Lane em homenagem à banda (nomes de rua na cidade de Melbourne não podem conter o caractere "/") no local aonde foi gravado o clipe de 1975 " It's a Long Way To The Top".

No dia 11 de novembro de 2006 Angus Young, guitarrista do AC/DC, figurou em 33º lugar numa lista com 500 pessoas denominadas como as mais ricas dos Países Baixos (região comumente conhecida como Holanda). Embora Angus tenha nascido na Escócia, ele vive na localidade deGelderland em Aalten.

Integrantes

Membros atuais

Ex-membros

Outros

  • Paul Greg (baixo) 1991, substituiu o baixista Cliff Williams durante um breve peíodo durante a fase americana da tourneé daquele ano.

Discografia



Da esquerda para direita): Gene Simmons, Tommy Thayer, Paul Stanley e Eric Singer ao fundo."> Kiss hoje(Da esquerda para direita): Gene Simmons, Tommy Thayer, Paul Stanley e Eric Singer ao fundo.
OrigemNova York
PaísEstados Unidos
Período1973 - atualmente
Gênero(s)Hard Rock
Shock Rock
Gravadora(s)Casablanca, Mercury, Kiss Sanctuary Records
IntegrantesPaul Stanley
Gene Simmons
Eric Singer
Tommy Thayer
Ex-IntegrantesPeter Criss
Ace Frehley
Eric Carr (Falecido)
Bruce Kulick
Vinnie Vincent
Mark St. John (Falecido)
Página oficialKissOnline.Com


KISS (ou Kiss) é uma banda de hard rock dos Estados Unidos da América, formada em Nova York em 1973. Conhecida mundialmente por suas maquiagens, e por seus concertos, as vendas da banda excedem os 95 milhões de álbuns.

Constitui um dos maiores impactos culturais da década de 1970, valendo-se de roupas, e sobretudo, maquiagens nunca antes vistos, e que marcariam a história da música. Seus dois fundadores são Gene Simmons(baixo e vocal) e Paul Stanley (guitarra rítmica e vocal), que ficaram frustrados com o fim de uma banda que formaram, chamada Wicked Lester, assim, decidindo procurar novos integrantes para uma nova banda, encontraram tais integrantes através de anúncio na revista Rolling Stone,Ace Frehley (guitarra solo e vocal) e, pela Village Voice, Peter Criss ( bateriae vocal).

História

Anos 70

Os primeiros concertos do KISS, já maquiados e trajados a seu modo, ocorreram no New York Coventry Club, cujo cachê correspondeu a trinta e cinco Dolares por noite. Continuaram fazendo concertos pelas noites deNova Iorque, tocando músicas próprias, quando em 1973 foram descobertos por Bil Aucoin e no mesmo ano assinaram contrato com a recém-inaugurada Casablanca Records.

Em 1974 lançaram seu primeiro álbum intitulado apenas KISS, recheado de clássicos, que a banda tocou por toda a carreira. O primeiro disco não chegou a ser um sucesso, assim como o segundo, Hotter Than Hell, lançado no mesmo ano. Em fevereiro de 1975, lançaram Dressed To Kill, disco que continha composições da época do Wicked Lester (Love Her All I Can e She), e foi neste disco que gravaram o clássico Rock And Roll All Nite. Era o começo do estrelato.

Ainda em 1975 lançaram Alive!, primeiro álbum da banda a obter Disco de Ouro. KISS foi uma das primeiras bandas a lançar um álbum duplo gravado ao vivo. Alive! foi um marco para a indústria fonográfica e para a banda que anos depois lançou Alive II; em 1993, o Alive III; e em 2003, o Symphony: Alive IV, em um concerto que ocorreu junto com a Orquestra Sinfônica de Melbourne. Mas nenhum deles superou o enorme sucesso que foi o Alive!.

Com o sucesso estrondoso de Alive! o KISS entrou em estúdio para gravar um novo álbum, e em 1976 lançaram Destroyer, outro grande sucesso (a essa altura os 3 primeiros discos já haviam se tornado sucessos). ComDestroyer vem mais hits como Detroit Rock City, God Of Thunder e a baladaBeth composta por Peter Criss, um dos grandes sucessos do KISS até hoje. O disco foi produzido por Bob Ezrin. No segundo semestre do mesmo ano lançaram Rock And Roll Over com hits como Hard Luck Woman e I Want You. Com a turnê de Rock And Roll Over, o KISS vai pela primeira vez para o Japão, país onde seriam idolatrados.

Em 1977 lançaram Love Gun. Neste álbum Ace canta pela primeira vez. A música é Shock Me. Em um dos concertos desta turnê, Gene Simmons mais uma vez queima o cabelo. No mesmo ano lançaram Alive II, mais um ao vivo, só que este possui no lado B do segundo disco com 4 musicas inéditas. Ace só gravou a guitarra uma dessas músicas, "Rocket Ride", que ele mesmo canta. As outras, quem gravou foi Bob Kulick, amigo pessoal da banda. Foi pedido a Bob Kulick que tocasse de forma similar a Ace, para que o som não soasse diferente. Nessa época já haviam muitos produtos do KISS. A Marvel Comics lançou uma revista em quadrinhos do KISS onde a tinta vermelha usada para fazer a revista tinha o sangue de cada um dos membros do grupo.

Em 1978 a banda alcança seu auge, dá um tempos no concertos e cada integrante decide lançar um álbum solo (mas ainda com a assinatura da banda), o que mostrava que o ambiente não era dos melhores e a vaidade de cada um falava mais alto na época. Esse foi o começo da saída de Peter Criss e Ace Frehley.

Em 1979, durante a gravação de Dynasty, os outros integrantes decidiram que Peter Criss não continuaria as gravações do álbum (pois já estava se afundando em álcool e drogas), e então convocaram Anton Fig (que havia tocado no álbum solo de Ace Frehley) para gravar o álbum. Apesar disso, não deixaram com que os fãs soubessem, tanto que Fig toca fora do seu estilo, seguindo mais a linha de Criss. Peter só chegou a gravar Dirty Livin', música que ele mesmo canta e que já estava pronta antes de decidirem que ele não deveria mais tocar no album. Esse disco trazia o hit I Was Made For Loving You, que seguia levemente a tendência disco da época e fez um enorme sucesso, apesar de desapontar os fãs mais tradicionais da banda. Também contou com 3 músicas cantadas por Ace, uma delas, cover dosRolling Stones, 2.000 Man.

No álbum seguinte, Unmasked, gravado ainda em 1979, mas lançado em1980, Peter não participou da gravação de nenhuma musica, e novamente, Anton Fig tocou em seu lugar. Peter Criss aparece tocando no videoclipe deShandi e na capa de álbum, mesmo sem ter participado de nenhuma gravação. Logo após o lancamento do videoclipe, Peter Criss saiu da banda, e em seu lugar entrou o baterista Eric Carr, que participou da turnê do disco. Esse álbum, assim como o anterior, foi altamente atacado por ser mais pop que os anteriores.

Anos 80

Em 1981 o Kiss lança o criticadíssimo Music From "The Elder", também conhecido por apenas The Elder. Neste álbum, o Kiss muda um pouco seu estilo, e não agrada ao público em geral. Para rebater as críticas sofridas e tentar finalmente agradar aos críticos mostrando que eram músicos competentes, o KISS muda radicalmente de posicionamento. Pela primeira vez desde seu surgimento, via-se uma foto da banda com os integrantes de cabelos curtos e com roupas mais discretas, apesar de continuarem utilizando as maquiagens. Contrataram novamente o produtor Bob Ezrin (produtor do Destroyer), que idealizou o álbum. Ace (que gravou suas participações no disco em um estúdio montado em sua casa) e Eric não concordaram com o lançamento, diziam que não era KISS. Eric Carr, baterista tradicional de rock, teve dificuldades em seguir as orientações rígidas do produtor em relação a percussão, sendo substituído na faixa I por Allan Schwartzberg, baterista autônomo que tocara no álbum solo de Simmons. Por seu grande fracasso, este álbum não teve turnê, limitando-se à duas músicas executadas ao vivo durante um programa de televisão. Após isso, o KISS só tocou novamente uma música desse álbum durante uma apresentação. Foi no MTV Unplugged, de 1996, 15 anos após o lançamento do álbum. Até hoje fans debatem se esse é o pior album ou um dos melhores da fase mascarada, com músicas de excelente sonoridade como The Oath e A World Without Heroes.

No começo de 1982, por insistência da gravadora, lançaram a coletâneaKillers, com 4 músicas inéditas. Ace não participou de nenhuma delas. Um pouco antes das gravações de Creatures Of The Night, em 1982, Ace Frehley sofreu um acidente de automóvel e não pôde gravar o álbum, então varios outros guitarristas foram chamados para substituí-lo. Ace não toca em nenhuma música do álbum. Após o lançamento do album Ace participou do videoclipe de "I Love It Loud", mas não tocou o solo da música, mas sim Paul Stanley. Após isso, saiu da banda, por problemas de alcoolismo e drogas. Ace foi substituído por Vinnie Vincent, conhecido da banda que já havia participado anteriormente da composição de algumas músicas e tocado no Creatures Of The Night. Vinnie participou da turnê, que terminou em 1983 com três concertos no Brasil. No Brasil ocorreu o maior público em um concerto do Kiss, e foi também onde o Kiss tocou pela última vez com as maquiagens antes da Reunião.

Era Sem Maquiagem

Depois da turnê, o KISS, em um golpe publicitário, decidiu tirar a maquiagem e lançar um novo álbum, Lick It Up. Após a turnê, Vinnie sai da banda, e Mark St. John, um guitarrista canadense, entra para gravarAnimalize (1º disco do KISS lançado simultâneamente em CD), mas devido a seu problema de artrite nas mãos não consegue gravar todas as músicas. Bruce Kulick, irmão de Bob Kulick, gravou essa última música. Na turnê, St. John não conseguia tocar durante o concerto inteiro, então Bruce Kulick era chamado para substituí-lo. Durante todo o tempo em que fez parte da banda, Mark St. John só conseguiu tocar um único concerto inteiro. No meio da turnê, Mark St. John sai definitivamente do KISS, e Bruce assume seu lugar. Essa época tem como ponto marcante as roupas extremamente coloridas, chegando a lembrar Twisted Sister. Mark St. John morreu no dia 5 de abril de 2007, aparentemente de uma hemorragia cerebral. A doença que o impediu de continuar tocando era uma espécie de artrite que provocava inchaço nas mãos e braços.

Em 1985 lançaram o álbum Asylum, que teve a música Tears Are Falling, outro grande sucesso. Ainda no mesmo ano, Gene cria sua gravadora,Simmons Records. Depois de 1 ano sem lançar nenhum disco voltaram para o estúdio, e gravaram o álbum que seria lançado em 1987, Crazy Nights.

Depois de 10 anos o KISS voltou ao Japão, em 1988, com a "Crazy Nights Tour", turnê do álbum Crazy Nights. Neste mesmo ano lançaram a coletânea Smashes, Thrashes & Hits, com duas músicas inéditas, Let’s Put The X In Sex e (You Make Me) Rock Hard e uma nova versão para Bethcantada dessa vez por Eric Carr.

No ano de 1989 Paul Stanley saiu em turnê solo pelos Estados Unidos, tendo em sua banda Bob Kulick na guitarra e Eric Singer na bateria. Ainda nesse mesmo ano, voltaram ao estúdio e lançaram o álbum Hot In The Shade que tem o hit Forever.

Era Revenge

Em Abril de 1991, Eric Carr, que havia substituído Peter Criss, descobre que possuia um raro tipo de câncer no coração. No dia 24 de Novembro, seis meses após descobrir a doença, morre. Após sua morte, é substituido por um baterista de mesmo nome, Eric, Eric Singer, que havia tocado na turne solo do Paul Stanley.

Ironicamente a morte de Eric Carr da uma nova vitalidade a Banda que começa a subir nas paradas e na opinião da crítica. Isso é comprovado com as altas nas vendas do então CD Revenge.

No ano seguinte, 1993, aproveitando a turnê de Revenge, lançaram mais um ao vivo, Alive III.

Em 1995, a MTV convida o KISS a fazer um álbum acústico, da sérieUnplugged da MTV. Gravado no dia 9 de Agosto de 1995, nos estúdios daSony, o evento contou com a presença dos integrantes originas, Peter Crisse Ace Frehley. O álbum ganhou uma versão em DVD e, posteriormente, um DVD sem cortes.

Reunião

O KISS percebeu que seria uma boa ideia voltar à formação original e com as maquiagens. E foi assim, Gene e Paul, agora novamente com Peter e Ace, e as maquiagens, saíram em uma turnê mundial que recebeu o nome de Alive WorldWide Tour. No primeiro concerto dessa turnê, no estádio doTiger em Detroit, os 47 mil ingressos oferecidos foram vendidos em 45 minutos, a tour foi considerada a mais lucrativa de todo o biênio 1996 e 1997 apareçendo até mesmo na conceituada revista de economia, aForbes. Em 1997 o KISS lança Carnival Of Souls: The Final Session, mas ainda com Bruce e Singer.

Psycho Circus, lançado em 1998, volta com a formação original, e com uma nova turnê. Posteriormente foi lançada uma versão dupla do álbum, cujo segundo disco continha músicas gravadas durante um concerto da turnê. A"Psycho Circus Tour", turnê do álbum, teve dois concertos no Brasil, um emPorto Alegre e outro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

No ano de 2000 o KISS anuncia uma Farewell Tour, que seria a turnê de despedida da banda. No meio da turnê Peter Criss teve que se ausentar por problemas de artrite, e em seu lugar voltou o ex-baterista da banda Eric Singer, desta vez com a maquiagem de Peter. Após a turnê, que deveria ser a última, o KISS decide fazer um novo álbum ao vivo, este que seria junto com a Orquestra Sinfonica de Melbourne.

Ace Frehley sai da banda e não participa do concerto. Em seu lugar, entraThommy Thayer, que já havia produzido alguns álbuns da banda. Peter Criss, já recuperado, volta para fazer o concerto. No dia 28 de Fevereiro de2003, em Melbourne, o KISS faz um concerto para entrar pra história.

Após o concerto Eric Singer volta para a banda, e parte para uma nova turnê, a "World Domination Tour" que foi realizada juntamente com outra banda deHard Rock americana, o Aerosmith. Mais tarde, no ano de 2004 é dado o ínicio á turnê "Rock The Nation Tour", que rendeu até um DVD que foi gravado em 2004, mas foi só lançado no final de 2005. Um dos pontos atrativos deste DVD, é que em algumas músicas, pode-se escolher entre assistir ao vídeo normalmente, ou escolher qualquer um dos quatro integrantes, para ver imagens de câmeras focadas apenas neles. Ainda em2005, Gene e Paul anunciam "férias" da banda e que durariam 2 anos, com a desculpa de que não tiravam férias desde o início da banda.

Em Outubro de 2006 Paul Stanley lançou seu segundo álbum solo, Live To Win e saiu em turnê para divulgação. Uma curiosidade, um dos guitarristas que o acompanhou Paul nessa tour, é o curitibano Rafael Moreira, que com 18 anos saiu de Curitiba e se desenvolveu tocando guitarra nos Estados Unidos. O álbum teve uma boa repercusão.

O baterista original do Kiss, Peter Criss, lançou um novo disco solo chamado One For All no dia 24 de julho de 2007, pela Silvercat Records. Além de prestar homenagem ao seu ex-companheiro de banda, Ace Frehley, com a faixa Space Ace, o disco vem com músicas que apresentam títulos como: Last Night, Heart Behind The Hands, Send In The Clowns,Doesn't Get Better Than This e Faces In The Crowd. Peter passou os últimos dois anos preparando as músicas para esse projeto, que vai ser o quarto de sua carreira solo. Os outros são Out of Control (1980), Let Me Rock You(1982) e Criss Cat #1 (1994).

Atualmente

Recentemente o KISS se apresentou em uma mini turnê pelos Estados Unidos com quatro concertos. No último concerto desta mini turnê, ofrontman do KISS, Paul Stanley horas antes do concerto sofreu uma aritmia cardíaca que impediu que o mesmo pudesse tocar. O que resultou no primeiro concerto em "trio" da história do KISS. Um emocionante concerto em homenagem a Paul Stanley que dias depois já havia se recuperado completamente.

Segundo Thommy Thayer, está em planejamento uma turnê mundial para o ano de 2008. O KISS fará uma apresentação abrindo a temporada 2008 deFórmula 1 na Austrália.

Formações

Todas as formações do KISS
1973-1980
1980-1982
1982-1984
1984
1984-1991
1991-1996
1996-2001
2001-2002
2003
2004-atualmente

Filmes

Kiss Meets The Phantom Of The Park

Lançado em 1978, obteve quando foi exibido, a segunda maior audiência daABC de 1978.

Sua história gira volta do plano do cientista Abner Devereaux. Devereaux descobriu um meio de clonar humanos, e transformá-los em robôs, e vai usar o concerto do Kiss em seu parque de diversões para por seu plano em prática. Após terem sido clonados, o Kiss deverá usar seus poderes para conseguir parar o plano.

Detroit Rock City

Lançado em 1999, conta a história de quatro rapazes que querem ir ver um concerto dos Kiss, em Detroit. A mãe de um deles queima os bilhetes para o concerto, mas, mesmo assim, eles partem para Detroit, para tentar assistir ao concerto. Para assistirem a esse concerto eles tentam de tudo, até mesmo brigam entre si para afirmarem que foram roubados e que levaram seu bilhetes. O Kiss aparece no final, tocando Detroit Rock City.

Kiss: The Second Coming

Lançado em 1998, este documentário conta a história do maior fenômeno do Rock de todos os tempos desde o seu início até o ano em que foi realizado, passando pelos momentos de separação e pelos de reunião.



História da banda:Guns n' Roses


Blog de galeriamus :Blog 15, História da banda:Guns n' Roses

Guns N' Roses

start content -->
Guns N' Roses

OrigemLos Angeles, Califórnia [1]
PaísEstados Unidos
Período1985 - presente
Gênero(s)Hard rock, heavy metal [2]
Gravadora(s)Geffen Records
UZI Suicide
IntegrantesAxl Rose
Dizzy Reed
Robin Finck
Tommy Stinson
Chris Pitman
Richard Fortus
Bryan Mantia
Bumblefoot
Frank Ferrer
Ex-IntegrantesOle Beich
Rob Gardner
Tracii Guns
Steven Adler
Izzy Stradlin
Gilby Clarke
Slash
Matt Sorum
Duff McKagan
Josh Freese
Paul Tobias
Buckethead
Página oficialwww.gunsnroses.com

Guns N' Roses é uma banda de hard rock norte-americana, formada emLos Angeles, Califórnia em 1985. A banda, liderada pelo vocalista e co-fundador Axl Rose, passou por várias mudanças de alinhamento e controvérsias desde a sua criação. Os Guns N' Roses lançaram cinco álbuns de estúdio, dois EPs, um álbum ao vivo e três DVDs musicais ao longo da sua carreira. A banda encontra-se actualmente a trabalhar no famoso álbum Chinese Democracy, que está a ser produzido há mais de uma década. A ser lançado, será a primeira gravação de originais dos Guns N' Roses desde Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, em 1991.

A banda já vendeu aproximadamente 90 milhões de cópias em todo o mundo, [3] incluindo 39 milhões nos Estados Unidos.[4] O seu álbum de estreia em 1987, Appetite for Destruction, vendeu mais de 26 milhões de discos a nível mundial e atingiu o 1º lugar nos EUA. [5]

O estilo musical, a presença em palco e a imagem de bad boy da banda contribuiu para o sucesso do grupo durante uma nova era de dominância do hard rock e heavy metal nos finais dos anos 80 e início dos anos 90. Enquanto o glam metal liderava nas vendas de discos, tabelas de vídeos e rádio, os Guns N' Roses ofereciam um som mais tradicional do rock, e conquistaram muitos fãs, impressionados pela autencidade entusiasmante.[6]

A banda teve grande sucesso a nível mundial entre 1988 e 1993, mas devido a conflitos de personalidade entre os membros do grupo levou ao fim do alinhamento original. Actualmente, Axl Rose é o único membro original no actual alinhamento dos Guns N' Roses, sendo o vocalista desde 1985.

Índice

[esconder]

História - Guns N' Roses

O Começo

A história do Guns n' Roses começa nos idos de 1983 quando o vocalistaW. Axl Rose deixa a banda Rapid Fire para montar uma nova banda com seu amigo de infância Izzy Stradlin. A banda formada pela dupla se chamaRose, que logo é renomeada para Hollywood Rose. Contava com W. Axl Rose (vocais), Izzy Stradlin (guitarra), Chris Weber (guitarra), Rick Holland(baixo) e Johnny Kreiss (bateria). A nova banda consegue algum destaque nos subúrbios de Los Angeles, com muitas composições próprias (que futuramente seriam tocadas pelo Guns n' Roses) como "My Way, Your Way" (Anything Goes), "Wreckless" (Reckless Life) e "Shadow Of Your Love". O último show do Hollywood Rose aconteceu na virada do ano de 1984/1985. Após isso a banda se dissolveu.

Assim, ao início de 1985, os ex-membros do Hollywood Rose, W. Axl Rose(Vocal) e Izzy Stradlin (Guitarra Base), se juntam a três ex-membros de outra banda recém dissolvida: Tracii Guns (Guitarra Solo), Ole Beich (Baixo) eRobbie Gardner (Bateria) da banda L.A. Guns. Com a junção dos membros e dos nomes das duas bandas, surge o Guns n' Roses. Essa formação porém se apresentou apenas uma única vez, em março de 1985. Após esse show, Ole Beich foi substituído por Duff Mckagan (também conhecido nos seus tempos de Guns n' Roses como Duff "Rose" Mckagan).

Com essa formação (Axl, Tracii, Izzy, Duff e Robbie) a banda fez mais alguns shows até a metade de 1985, quando a banda sofreu novas alterações:Tracii Guns e Robbie Gardner saíram da banda; Duff McKagan convidou seus antigos parceiros de Road Crew, o guitarrista Slash e o bateristaSteven Adler para seus lugares. Nascia assim a formação mais conhecida da banda Guns N' Roses. A estréia nos palcos da nova formação aconteceu em 06/06/1985, no conhecido Troubador em Hollywood. Após isso, a banda seguiu para Seatle onde teve a sua tournê de estréia, conhecida por Hell Tour. Voltando à Califórnia, os 5 escreveram seu "hino", "Welcome to the Jungle".

A Escalada para a Fama

Em 1986, lançaram um EP independente, Live ?!*@ Like a Suicide. Uma das poucas cópias desse EP acabou na editora Geffen Records, que decidiu assinar um contrato com a banda. O álbum de estréia, Appetite for Destruction (1987), vendeu 30 milhões de cópias, teve boa recepção da crítica e lançou diversos hits: "Welcome to the Jungle", "Sweet Child O' Mine" e "Paradise City". Até hoje, permanece o álbum de estréia mais vendido da história, com 35 milhões de cópias no total. O Guns começou então a abrir shows para grandes bandas como o Iron Maiden, mas à medida em que as vendas de Appetite cresciam, partiram para uma turnê mundial sendo eles os cabeças-de-cartaz de muitos concertos. Na turnê o comportamento dos membros atraíam os mídia: McKagan, Slash e Adler entravam no palco freqüentemente sob efeito de drogas ou álcool, e Slash muitas vezes entrava no palco amparado e desmaiava ao final dos shows. Um show naInglaterra teve um acontecimento trágico, quando dois fãs foram acidentalmente espezinhados durante o show. Todos os acontecimentos nos seus concertos deram ao grupo o apelido de "a banda mais perigosa do planeta".

O lançamento seguinte foi G N' R Lies (inicialmente seria chamado de "The Sex, The Drugs n' The Violence: The shocking Truth"), em 1988, que incluía as músicas de Live ?!*@ Like a Suicide e mais 4 canções acústicas. O álbum fez sucesso, chegando ao #2(O Top 1 era o álbum anterior) dos tops mundiais, e teve dois hits: "Patience" e "Used to Love Her" Porém uma das músicas, "One in a Million", que mencionava "niggers" (negros) e "faggots" (bichas), causou polêmica, e W. Axl Rose foi acusado de racista ehomofóbico. Rose negou, dizendo que era fã de gays como Freddie Mercury(Queen) e Elton John, e Slash era filho de uma negra.

O mau comportamento de alguns membros levou a editora a pedir mudanças de comportamento rápidas. Os membros começaram a tratar-se dos seus vícios após W. Axl Rose ameaçar acabar com a banda se continuasse o alto abuso de drogas e álcool.

Em 1989, a banda começou com uma perda. Steven Adler não conseguia tocar bateria de tanta cocaína e heroína que havia usado ao longo do tempo. Logo fora demitido em Agosto, e Matt Sorum dos ingleses The Cult fora chamado para a banda. O tecladista Dizzy Reed (que foi colocado na banda por indicação de Axl Rose, pois Dizzy estava passando por dificuldades financeiras na época) também se uniu à banda e o empresário foi trocado. Em janeiro de 1991 , a banda tocou para o maior público que até então conseguiu reunir 140 mil pessoas no dia 20 e 120 mil no dia 23, no festivalRock in Rio realizado no estádio do Maracanã. Foram os concertos que marcaram as estréias de Matt Sorum e Dizzy Reed na banda. Em maio do mesmo ano, teve início a primeira turnê mundial da banda, começando por East Troy, em Wiscosin , EUA. A banda Skid Row abriu os shows.

A banda tinha músicas suficientes para um álbum duplo, mas resolveu lançar Use Your Illusion I e Use Your Illusion II como dois discos separados, em 17 de Setembro de 1991. Os álbuns estrearam na Billboardem #2 e #1 respectivamente, fazendo com que a banda se tornasse a banda mais popular do planeta.

Os Illusions e a Megaturnê Mundial

Os álbuns duplos "Use Your Illusion" I e II surgiram afinal, com a relançada épica "November Rain", a antidrogas "Coma" e "Estranged", ambas com 10 minutos em média. O anúncio do novo disco, acompanhado de uma turnê, agitou o mundo do rock.

Todos queriam ver o show. O primeiro marcado pela banda na Inglaterra, no Wembley Stadium em Londres , em agosto, vendeu 47 mil ingressos só no primeiro dia de vendas. Tiveram início especulações sobre o lançamento de um álbum ao vivo ao final da turnê, engordando as vendas das nove milhões de cópias de Appetite for Destruction e três milhões e 250 mil cópias de G N' R Lies. Tudo deu certo para Slash, que passou um ano fora tocando com grandes nomes como Bob Dylan, Michael Jackson, Iggy Pop eLenny Kravitz . Mas longe de se tornar uma estrela menor do cenário, ele preferiu a química do Guns. "Se não fosse Axl, eu poderia estar ainda procurando um cantor", ressaltou. "Sair do nada e chegar a tal ponto foi uma grande virada na minha cabeça. Agora que aconteceu, e nós conseguimos nos manter juntos, eu não acredito que teremos esse tipo de problema denovo".

Seguindo os álbuns, a banda começou a Use Your Illusion Tour, que duraria 18 meses e teria grande retorno financeiro e incidentes muito controversos. Na época, November Rain era a música mais tocada nas rádios de todo o mundo e o videoclipe mais exibido na MTV.

Em novembro de 1991, Izzy Stradlin' saiu da banda. O guitarrista que "morreria" se a banda morresse decidiu deixar o Guns, daí começou o declinio, porque Izzy era um ótimo compositor e compos varios clássicos. A saída foi pacífica na epoca(ao contrário do affair Steven Adler, que deu um de inocente e processou a banda por tê-lo induzido ao vício). Sem perder tempo, Axl e Slash elegeram o guitarrista Gilby Clarke (ex-Kill For Thrills) como novo gunner e substituto de Izzy (no entanto Izzy Stradlin' acabaria por voltar para os últimos espetáculos após Gilby Clarke sofrer um acidente de moto).

A controvérsia parece ser sua eterna companheira e ele não faz por menos: com o lançamento de Use Your Illusion, Axl arrumou atritos generalizados com a imprensa musical dos EUA e Inglaterra, chegando a citar os nomes de vários jornalistas e revistas. Ele alimentava seu desafeto na canção "Get in the Ring", onde, entre outras ofensas, mandava todos "à merda". Mas agora a poeira baixou e, como sempre, a última palavra sobre o futuro da banda cabe a Axl Rose. "Eu não vou dizer que nós estaremos aqui para sempre - mas eu espero escrever o tipo de música que permaneça por um longo tempo".

A banda continuou causando tumultos, como num show em St. Louis,Minnesota, em que Axl abandonou o palco após brigar com um espectador com uma câmera, o que acabou por gerar centenas de feridos e um processo de alguns milhões de dólares. Outro acontecimento em Montreal, em que a banda abandonou o palco após apenas 9 músicas por problemas de áudio, a atitude gerou revolta - carros quebrados e incêndios. Ainda sem músicas, ficando a banda a tocar sem o vocalista.

A banda tornou-se popular também com os videoclipes superproduzidos "Don't Cry", "Estranged" e "November Rain" entre outros. A turnê Use your Illusion Tour passou no Brasil em Dezembro de 1992 com 2 shows em São Paulo e um no Rio de Janeiro, e terminou em Julho de 1993 em Buenos Aires.

O Declínio

Em 1993, após o fim da mais lendária turnê da história, os Guns N' Roseslançaram The Spaghetti Incident?, um álbum de covers (principalmente depunk), com recepção "morna" do público e ruim da crítica. Uma canção escondida de autoria de Charles Manson, "Look at Your Game, Girl" fora incluída a pedido de Axl (contra a vontade do grupo) o que causou polêmica interna.

Em 1994, Axl é processado por agressão pela sua ex-esposa e pela sua ex-namorada Stephanie Seymour. Gilby Clarke que tinha substituído Izzy Stradlin' anos antes, resolveu sair do grupo por rejeitarem suas composições. Paul Huge entrou para o seu lugar, e tocou num cover de "Sympathy for the Devil", dos Rolling Stones, incluída em Entrevista com o Vampiro. No entanto Paul Huge, amigo de infância de Axl, não foi bem aceito pelos outros, principalmente Slash, que não gostara do fato dos solos de Huge terem sido usados no lugar dos seus.

Devido a este descontentamento em 1995, Slash começou um projeto chamado Slash's Snakepit antes de abandonar os Guns em 1996, sendo substituído por Robin Finck. Em 1997 Duff demitiu-se pois não havia mais clima na banda e Matt foi despedido em 1998. Axl tornou-se o único membro original.

Slash, Duff e Sorum desde 2002 tocam na mesma banda - Velvet Revolver.

"Retorno"

Rumores circularam em 1997 sobre Axl trabalhando em um novo álbum. Nada apareceu até 1998. Axl acabou por juntar um grupo de novos elementos para a banda - entrou no estúdio com a banda sendo Paul Hugee Robin Finck (ex-Nine Inch Nails) nas guitarras, Tommy Stinson (ex-The Replacements) no baixo, Josh Freese (The Vandals) na bateria e Dizzy Reed e Chris Pitman nos teclados.

Este conjunto de elementos do Guns lançou em 99 a sua primeira música desde 94, "Oh My God", especialmente para a banda sonora do filme Fim dos Dias. A música seria um prelúdio do anunciado álbum Chinese Democracy que nunca chegou a sair, estando agora planejado para o primeiro semestre de 2007. A gravadora lançou Live Era: '87-'93, uma coletânea de faixas ao vivo. Devido a demora na produção do álbum, Robin Finck saiu para voltar aos Nine Inch Nails.

Em 2000 novas mudanças. Robin Finck voltara e o guitarrista Bucketheadentrou. Josh Freese fora substituído por Brian Mantia, o Brain (das bandasPrimus e Proxia, em que Buckethead tocara). Em 2001, voltaram a fazer shows, como no Rock in Rio 3, marcado como o de maior público na história da banda, com cerca de 250 mil pessoas, e três em Las Vegas, misturando sucessos com músicas novas.

Em 2002, Paul Tobias abandonou a banda pelos atrasos na gravação. Fora substituído por Richard Fortus, ex-Love Spit Love. O grupo seguiu com shows em Agosto na Europa e Ásia, seguidos por uma aparição surpresa no MTV Video Music Awards. Em Novembro, começaram nova turnê americana, mas o primeiro show, em Vancouver, foi cancelado pelo fato de Axl nem estar no Canadá (o descontentamento do público foi grande). Dezesseis shows se seguiram, esgotando-se em mercados como Nova York e não vendendo bem em mercados menores. Então, um show emFiladélfia fora cancelado porque Axl supostamente tivera problemas repentinos de saúde. Os 15 mil fãs presentes se revoltaram e destruíram o local, e o resto da turnê foi cancelada.

Buckethead saiu em Março de 2004, forçando o cancelamento do show noRock in Rio Lisboa. Nenhum guitarrista substituto fora anunciado.

No mesmo mês, a Geffen lançou a coletânea Greatest Hits, já que um novo álbum de estúdio Chinese Democracy não saía há 11 anos. Rose demonstrou seu desprazer com o álbum, já que a lista de faixas fora feita sem seu conssentimento.

Em Janeiro de 2006, Axl Rose contou a revista Rolling Stone que "as pessoas irão ouvir música este ano". E também não descartou a possibilidade da banda fazer apresentações ao vivo.

Em Fevereiro de 2006, demos das músicas do novo álbum "Better", "Catcher in the Rye", "IRS" e "There Was a Time" vazaram na Internet em um site não oficial da banda. The band's Management solicitou que todos os links de mp3's e letras dessas músicas fossem removidos dos sites.

Neste mesmo mês, foi anunciada uma turnê Européia a se iniciar no dia 25 de Maio, que incluiu uma apresentação no Rock In Rio-Lisboa depois de em 2004 terem cancelado o seu espetáculo no mesmo recinto, estiveram cerca de 50 mil fãs. Nos meses seguintes a anunciada turnê Européia foram anunciadas mais 4 datas de shows em Nova York, que serviram de aquecimento para a turnê Européia. As apresentações em Nova York foram as primeiras depois de um hiato de quase 4 anos sem shows. No geral, as críticas foram muito positivas e a banda introduziu um novo guitarrista, Ron Thal (Bumblefoot), que ocupou o lugar de Buckethead.

Nos dia dias 12, 14, 15 e 17 de Maio de 2006, os Guns N' Roses deram espectaculo em Nova York. A volta do Guns não poderia ser melhor. O novo guitarrista, Ron Thal, teve uma boa aceitação pelo público, a voz de Axl foi também bastante elogiada, e um fato histórico ocorreu: Em um dos shows, Izzy, ex-Guns N' Roses, subiu ao palco para tocar novamente com Axl. O público veio ao delírio ao ver os velhos parceiros em atividade juntos no mesmo palco.

No concerto em Lisboa - 27 de Maio de 2006 - a banda entusiasmou-se com os mais de 50 mil fãs, fez alguns improvisos no concerto que durou mais de 2 horas sendo tocados quase todos os grandes clássicos.

A turnê Européia agora em curso será para preparar o regresso dos Guns N’ Roses que anunciaram o seu novo álbum para o final de 2006. Em outubro começou a turnê americana da banda com shows nos EUA,Canadá e Porto Rico.

No dia 22 de dezembro, a revista inglesa Kerrang! elegeu o álbum Appetite for Destruction como o melhor álbum da história do rock.

A cantora brasileira Nina Kell, conhecida nos EUA, faz show com Axl Rose em Nova Iorque. Nina, ao chegar ao show, deu uma declaração a Axl de que muitos queriam dizer, e ela disse assim: "Axl, não agüentamos mais ver Axl, Izzy... Por um lado é Matt, Slash, Duff, Gilby, por outro queremos ver todos vocês juntos novamentes pode ser com mais ou menos integrantes mas tem que ter ao menos os verdadeiros e os antigos integrantes de antes" (ela disse tudo em inglês). Axl sorriu e se emocionou e disse que nunca irá esquecer seus velhos amigos da ex-banda e afirmou que não foi só escolha dele que o Gunner's antigo acabasse e sim decisão deles por opção ou fatos ocorridos.

Membros

Originais

Antigos




Da esquerda para direita: John LeCompt, Amy Lee,Terry Balsamo, Rocky Gray, e Tim McCord.
Informação Geral
País: Estados Unidos
Origem(ns):Little Rock, Arkansas
Gênero(s):Rock alternativo
Período em atividade:1994 - atualmente
Gravadora(s):Wind-Up Records
Websitewww.evanescence.com
Integrantes
Amy Lee
Terry Balsamo
Tim McCord
Will Hunt
Troy McLawhorn
Ex-Integrantes
David Hodges
Ben Moody
Will Boyd
John LeCompt
Rocky Gray

Evanescence é uma banda estado-unidense de rock alternativo, vencedora de dois Grammy Awards, formada em Little Rock, Arkansas, Estados Unidos.

Índice

História

O início

No ano de 1994, em Little Rock, Arkansas, inicia-se a história do Evanescence. Ben Moody, com apenas quatorze anos de idade, participava de um acampamento para jovens promovido pela igreja local. Enquanto Ben acompanhava uma partida de basquetebol, percebeu do outro lado do ginásio, num palco, uma garota cantando e tocando ao piano a introdução da canção "I'd Do Anything for Love", do músico americano Meat Loaf.

A jovem, com apenas treze anos, que havia mudado-se recentemente com sua família para Little Rock, chamava-se Amy Lynn Lee. Seus pais, preocupados com o seu isolamento social, haviam encaminhado a garota para aquele acampamento, afim de que pudesse fazer amizades e integrar-se entre os jovens cristãos da cidade. Mas Amy passava horas ao piano e pouco se interessava em conhecer os demais participantes.

Ao ouvi-la tocando, Ben Moody atravessou a quadra em direção à garota, ao aproximar-se, apresentou-se. Logo começaram a conversar; Amy mostrou a Ben algumas composições de sua autoria e concluíram que tinham a mesma tendência musical. Assim, Ben convenceu Amy a formarem uma banda. A banda, que até aquele momento era formada por apenas Ben, que fazia guitarras, baixo e arranjos eletrônicos; e Amy, responsável pelo piano e vocais; passaram por vários nomes como Childish Intentions e Strycken até resolverem chamar a banda de Evanescence, que significa dissipar ou desaparecer.

Influenciados pelo som de artistas como Danny Elfman, Type O Negative,Portishead e Sarah McLachlan, uma das primeiras composições gravadas pela dupla chama se "Understanding", que é definida pelo guitarrista, Ben Moody, como "um gótico ridículo de sete minutos". Mesmo assim, uma emissora de rádio de Little Rock, a KABF, passou a tocá-la num programa co-apresentado por Brad Caviness. Através desta divulgação, o Evanescence foi ganhando reputação e logo tornaram-se conhecidos em Little Rock. Apesar disso, por falta de condições para pagar outros músicos, a dupla ainda não tinha feito nenhuma apresentação ao vivo.

Entre 1997 e 1998, o Evanescence lança demos que levavam apenas quatro faixas, incluindo "October". O primeiro EP, lançado em dezembro de 1998 pela gravadora Bigwig Enterprises, leva o próprio nome da banda:Evanescence EP; e conta com as participações de William Boyd, Matt Outlaw e Rocky Gray.

Este trabalho, que trazia apenas sete faixas, foi lançado na primeira apresentação ao vivo realizada em um bar chamado Vino’s, em Litlle Rock. Todas as cem cópias disponibilizadas para venda esgotaram-se na mesma noite da apresentação. Com a popularidade fortalecida, porém, conhecida apenas regionalmente, a banda produz e lança em agosto do ano seguinte, mais um EP, "Sound Asleep/Whisper EP", além de "Give unto Me", traz mais cinco faixas. Mas a gravadora produziu apenas cinquenta cópias. A partir deste momento, o Evanescence já contava com músicos para suas apresentações ao vivo: David Hodges, John LeCompt e Rocky Gray. O próximo trabalho já começa a ser preparado.

A gravadora Bigwig Enterprises decide investir nos jovens e talentosos músicos de Little Rock. O repertório foi cuidadosamente montado com treze faixas, entre elas, "My Immortal" e "Imaginary". Origin foi produzido por Brad Caviness e lançado em novembro de 2000 numa edição com 2500 cópias. Além de Ben e Amy, David Hodges, como baterista, tornou-se integrante oficial. Também participaram das gravações William Boyd, Bruce Fitzhugh, Stephanie Pierce e um grupo composto por quatro vozes femininas que fez coral em "Field of Innocence".

Desse modo, o Evanescence, aos poucos, conquistava seu espaço e uma maturidade musical das bandas veteranas. Mas ainda faltava um golpe de sorte que lhes desse a oportunidade de se projetar por toda a América. Isto aconteceu quando o produtor e executivo da gravadora Wind-Up Records, de Nova York, Peter Mathews, conheceu o trabalho da banda em um estúdio de Memphis, Tennessee. Era o detalhe que faltava. Peter apresentou os jovens músicos à gravadora e o contrato foi assinado. Wind-Up e Evanescence trabalharam durante dois anos montando o repertório do primeiro álbum.

Fallen

Fallen, gravado em Los Angeles, trouxe onze faixas em seu repertório, a maioria composta pelo trio Amy Lee, Ben Moody e David Hodges. Nas gravações deste trabalho, David assumiu o piano e teclado. A maior parte da produção ficou por conta de Dave Fortmann, mas Ben e Jay Baumgardner também cooperaram em "Bring me to life" e "My Immortal", respectivamente. Além dos músicos da banda, Francesco DiCosmo e Josh Freese participaram da gravação. A vendagem desse CD foi de catorze milhões de discos no mundo inteiro[1].

Fallen foi o disco que definitivamente lançou a banda para o mundo e que rendeu muitos dólares e reconhecimento. Neste momento, a formação já estava estabilizada, com os amigos John LeCompt (guitarra), Rocky Gray (bateria) e Will Boyd (baixo), e pronta para percorrer o mundo em turnês.

Em apenas seis semanas o álbum vendeu mais de um milhão de cópias e conquistou o disco de platina. As canções "Bring Me To Life" e "My Immortal" foram inclusas na trilha sonora do filme O Demolidor (Daredevil), fato que contribuiu muito para a popularidade da banda. Ainda, as quatro primeiras faixas de Fallen ganharam uma versão videoclipe: "Going Under", "Bring Me To Life", "My Immortal" e "Everybody's Fool".

Desentendimentos na banda

Em 24 de outubro de 2003, durante uma turnê européia, Ben Moody anuncia seu desligamento da banda. A notícia foi recebida com perplexidade e decepção pelos fãs. Os motivos que levaram Ben a tomar esta atitude não ficaram muito claros. Por um tempo, os integrantes evitavam tocar no assunto. Mas um tempo depois, Amy declarou que a "sintonia" entre eles já não era como antes e, para o bem da banda, um deles tinha que sair. Amy disse também que Ben foi mesquinho ao abandoná-los em plena turnê. Para seu lugar, Terry Balsamo foi convidado para acompanhá-los até o fim das apresentações. Logo depois Terry Balsamo assumiu oficialmente o lugar de Ben, sendo efetivado no início de 2004. Amy Lee diz ter sido por causa da amizade que Terry criou com a banda e pelos elogios dos integrantes em suas apresentações, mais ainda pelo fato de Amy ter conhecido o potencial que Terry tinha para compor. Ben deu continuidade em sua carreira musical produzindo e gravando com outros artistas.

No ano de 2004 a popularidade do Evanescence foi ampliada e a banda mostrou à mídia e aos fãs que a saída de Ben não atrapalhou a carreira. Até fevereiro, somente nos Estados Unidos, Fallen já tinha vendido mais de quatro milhões de cópias. Premiações como os diversos Grammyeuropeus; além de várias indicações e outros tantos prêmios conquistados na imprensa especializada, fizeram a rotina da banda naquele ano. Porém, boatos em torno do suposto namoro de Amy e Ben, contribuíram, negativamente, para uma maior exposição do grupo na media.

Anywhere But Home

Em novembro de 2004, foi lançado pela mesma gravadora o CD e DVDgravado em Paris Anywhere But Home. O DVD contém treze faixas e os quatro videoclipes, além de quase uma hora de bastidores. O CD contém as treze faixas do DVD e um bônus, a canção "Missing" gravada em estúdio.

Neste mesmo ano tiveram início os boatos sobre o próximo álbum. No início de 2005, a canção "Breathe no More" é inclusa na trilha sonora do filme Elektra. Este foi um ano difícil para o Evanescence. Inicialmente, o americano Trevin Skeens processa a gravadora, afirmando que comprou o DVD Anywhere but home e se sentiu ofendido com a canção "Thoughtless" Devido a alguns termos usado na música, tais como palavrões. Skeens exigiu uma indenização de 57 mil dólares. Em seguida, os produtores do filme As crônicas de Nárnia - O leão, a feiticeira e o guarda-roupa recusam uma música que a banda fez para a trilha sonora. "Eu escrevi uma música para o filme, que eu amo muito, mas ela foi rejeitada pela produção" comentou Amy Lee no Evboard, um fórum virtual americano utilizado pela banda para manter contato com os fãs sobre novidades. "Eles disseram que a música era ‘muito dark’ e ‘muito épica’, eu pensei sobre isso e decidi que não vou prejudicar minha arte por nada".

The Open Door

Em seguida, Amy processa seu empresário Dennis Rider, por assédio sexual e o guitarrista Terry Balsamo tem um derrame cerebral. Apesar dele ter se recuperado rapidamente, isto adiou o lançamento do álbum seguinte. Apenas no início de 2006, a banda confirmou o lançamento para o dia 3 de outubro e divulga seu nome: The Open Door. Pouco antes de seu lançamento, Will Boyd decide sair da banda, afirmando que precisa passar mais tempo com a familia. Ele é substituído às pressas por Tim McCord. Pouco depois, a banda lança o primeiro single deste CD, "Call Me When You’re Sober". O álbum tem a maioria das músicas compostas por Amy e Terry e é um álbum mais pessoal e maduro, nas palavras de Amy, o que não deixou de agradar os fãs no mundo inteiro.

Em maio de 2007, Amy Lee despede John LeCompt da banda, pois, segundo ela, ele se preocupava com o seu projeto alternativo, a bandaMachina. Rocky Gray também sai da banda, sem uma explicação. Expecula-se que ele saiu devido ao seu amigo, John, ter sido despedido. Então os dois retomam o Machina. São arranjados substitutos provisórios para eles,Will Hunt como baterista e Troy McLawhorn como guitarrista.

Em julho, é anunciado o nome do quarto single e clip do The Open Door, desta vez a faixa escolhida foi a Good Enough, última faixa do álbum. O clip oficial, saiu em 10 de setembro de 2007, tem 4:44 ao todo, e tem efeitos especiais, muito bem feitos. Há suspeitas de haver um quinto single, entre eles, os mais prováveis são "Weight of the World", "All That I'm Living For" e "Your Star". Amy Lee em uma entrevista disse que assim que a turne "The Open Door Tour" acabar no dia 8 de Dezembro, a banda entrará em estúdio para a gravação de seu terceiro álbum oficial de estúdio. Ainda não há informações sobre o mesmo. Amy disse recentemente á uma revista inglesa que está anciosa pelo próximo trabalho e conta com o apoio dos fãs, pois segundo a cantora, ela prepara uma surpresa inesperada com o álbum.

Metal Gótico ou New Metal

Classificar o estilo musical de qualquer banda atualmente é um problema, que não se limita apenas ao Evanescence. Geralmente os novos fãs insistem em classificar qualquer banda com uma cantora que segue alguma linha lírica como "metal gótico" (assim rotulado pela mídia, e aceito por tais novos fãs, mas não pertencente à sub-cultura gótica), o mesmo já ocorreu com a banda finlandesa Nightwish que até 2005 contava com a cantora Tarja Turunen, que segue agora carreira solo e canta em váriasóperas.

Porém, o primeiro álbum oficial da banda, Fallen, foi ligeiramente diferente dos trabalhos anteriores da mesma, motivo que levou muitos fãs a afirmarem que seu estilo mudou muito. O som passou a ser "dinâmico", rápido, o que levou muitos a classificarem tal álbum como comercial. É exatamente nessa fase que a banda recebe o rótulo de nu metal, e também por ter recebido influências de outras como Korn, que pertence a esse estilo. Em entrevista à MTV, o ex-integrante Ben Moody chegou também a afirmar que a banda era um nu metal com pegadas góticas, porém, a cantora Amy Lee afirma que prefere ser rotulada como "rockeira do mal".

Mas é óbvio que todos esses problemas em estilos são apenas reflexo de um estilo recente mal compreendido e criticado por muitos, já que se tratando de um estilo de rock ele ainda é novo (1990) e tem sofrido uma série de adaptações desde que surgiu. Para se ter um exemplo, bandas como, Soulfly de também nu metal liderada pelo brasileiro Max Cavalera, utiliza-se da linha thrash metal, Korn e Slipknot, post thrash. Conflitos ainda surgirão em definir novas bandas desse estilo. Completamente compreensível para uma banda do estilo nu metal que tem origem de várias as linhas de estilo do rock.

integrantes

Atuais
Ex-integrantes

Discografia

Álbuns

Álbuns ao vivo

EPs

Bootlegs, vídeos e DVD

Promos

Não-oficiais

Trilhas sonoras

Colaborações

Outros

Covers

Videografia

Videoclipes

  • "Bring Me to Life"
  • "Going Under"
  • "My Immortal"
  • "Everybody's Fool"
  • "My Immortal (Live Version)"
  • "Call Me When You're Sober"
  • "Lithium"
  • "Sweet Sacrifice"
  • "Good Enough"

Evanescence no Brasil

Apresentações

O Evanescence fez uma passagem ao Brasil durante 17 à 22 de abril de 2007, na turnê de seu álbum The Open Door. Fizeram quatro apresentações:

Curiosidades

Nas apresentações em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, fãs da banda que foram ao show organizaram algumas surpresas. Em Curitiba cantaram a música "Even In Death" que não estava incluída na playlist. Em São Paulo cantaram "Missing" também não incluída na playlist do show e balões brancos foram inflados e balançados enquanto "Lithium" era tocado no piano. No Rio de Janeiro a música cantada foi "Anywhere".

Somando o público de todas as apresentações da banda, encontramos um número aproximado à 58.200 espectadores.



História da banda:Nightwish



Nightwish num show em Kitee, na Finlândia, em 22 de maio de 2004. Da esquerda à direita: Tuomas Holopainen (teclado), Tarja Turunen (vocal), Marco Hietala (baixo, vocal), Emppu Vuorinen(guitarra)
OrigemKitee
PaísFinlândia
Período1996 - atualmente
Gênero(s)Power metal
Symphonic metal
Gravadora(s)Spinefarm Records
Nuclear Blast
Drakkar Records
Roadrunner Records
Universal Music Group
Vertigo Records
NEMS Enterprises
Century Media
IntegrantesTuomas Holopainen
Erno "Emppu" Vuorinen
Marco Hietala
Jukka Nevalainen
Anette Olzon
Ex-IntegrantesTarja Turunen
Sami Vänskä
Página oficialhttp://www.Nightwish.com

Nightwish é uma banda finlandesa formada em 1996 na cidade de Kitee. Suas músicas, em grande parte compostas por Tuomas Holopainen. Seu estilo musical é o symphonic Metal. Atribui-se o grande sucesso da banda pelo excelente trabalho dos integrantes nos arranjos e composições deTuomas Holopainenmas principalmente à fantástica voz de Tarja Turunen(1996-2005), uma soprano muito famosa na Finlândia pelos seus grandes dotes vocais. Os vocais masculinos são executados pelo baixista e também compositor Marco Hietala.

O tecladista-compositor da banda Tuomas descreveu uma vez o Nightwish como "melódico pesado com uma vocal feminino". A banda é considerada um dos colaboradores principais do genero symphonic metal, que abrange bandas similares tais como Epica, After Forever, Within Temptation,Limbonic Art, Tristania, Therion, Symphony X e Visions of Atlantis.

Apesar de conseguir proeminência em seu país de origem desde o lançamento de seu primeiro single, a banda não alcançou a fama mundial até o lançamento dos álbuns Century Child (2002) e Once (2004), ambos com videoclipes que foram exibidos no canal de televisão MTV em países do continente americano, por exemplo.

Em outubro de 2005 a vocalista Tarja Turunen foi demitida da banda em uma carta-aberta para a imprensa e o Nightwish escolheu Anette Olzoncomo nova vocalista da banda.

É tambem digno de nota o facto de os Nightwish virem a Portugal actuar no Coliseu do Porto, dia 18 de Abril de 2008, seguindo-se outro concerto em Lisboa, no Coliseu dos Recreios.

Índice

História

Angels Fall First (1996-1997)

A idéia de formar a banda Nightwish foi de Tuomas Holopainen, convencido depois de uma noite de acampamento com seus amigos. A banda formou-se logo depois, em Julho de 1996, Holopainen convidou o guitarrista Erno "Emppu" Vuorinen, e a vocalista Tarja Turunen (neste tempo, novata emsoprano pela Sibelius Academy) para o projeto, devido suas habilidades vocais acima do normal, ela foi ganhando notoriedade.

O estilo musical da banda, até o momento foi baseado em experimentos do Tuomas fazendo o uso de teclados, violões e os vocais operáticos de Tarja Turunen. Os três músicos então, gravaram uma demo em acústico (uma vez que ainda não tinha guitarras, apenas violão) de Outubro a Dezembro de1996. Fizeram três músicas para incluírem nesta demo: "Nightwish" (na qual deriva-se o nome da banda), "The Forever Moments" e "Etiäinen".

No começo de 1997, a fim de testar como seria as músicas incluindo abateria, Jukka Nevalainen se junta à banda, e também o violão dá lugar umaguitarra elétrica tocada por Emppu. Em abril, depois de várias semanas ensaiando, entram no estúdio e gravam sete músicas, incluindo uma versão improvida de "Etiäinen". Estas músicas podem ser encontradas na edição limitada do álbum Angels Fall First.

Em Maio do mesmo ano, eles assinam contrato com a gravadora finlandesa Spinefarm Records para dois álbuns, Angels Fall First foi lançado em Novembro e classificado número 31 nas paradas finlandesas. Anteriormente, em Março, foi lançado "The Carpenter" (o único single com voz de Tuomas), com colaboração de Darkwoods My Betrothed e Children of Bodom, classificado em 3º lugar nos singles finlandeses.

O álbum não foi recebido muito bem criticamente. allmusic o classificou a qualidade como 2 de 5, e fontes como The Metal Observer citou que o álbum de estréia do Nightwish está drástico em comparação com seu último trabalho.

Em 31 de Dezembro de 1997 Nightwish faz seu primeiro show, em sua cidade natal. Durante o inverno de 1997-1998, a banda fez apenas mais sete shows, porque Nevalainen e Vuorinen tiveram obrigatoriamente que se alistar ao serviço militar, e Turunen ainda não tinha finalizado seus estudos.

Oceanborn / Wishmaster (19982000)

Em 1998 o baixista Sami Vänskä, um velho amigo de Holopainen, se juntou à banda. Depois do videoclipe da canção "The Carpenter", eles lançaram o álbum seguinte de Angels Fall First - Oceanborn. Este álbum foi mais técnico e progressivo que seu primeiro lançamento em termos de composições e arranjos. O álbum também teve a participação de Tapio Wilska (ex-Finntroll) em duas canções ("Devil and the Deep Dark Ocean" e"The Pharaoh Sails to Orion"). Estes entre outros foram os fatores que fizeram o álbum Oceanborn ser considerado por muitos um dos melhores lançamentos da banda. Ele foi classificado como número 5 segundo nas críticas musicais da Finlândia. O primeiro single desse álbum foi "Sacrament of Wilderness", que foi direto para o número 1 dos singles na Finlândia.

O segundo single do álbum foi " Walking in the Air", uma cover de Howard Blake, canção que faz parte de trilha sonora do filme The Snowman.

Em 1999, eles gravaram o single " Sleeping Sun (Four Ballads of the Eclipse)", dedicado a um eclipse solar que ocorreu na Alemanha. Este single vendeu 15.000 cópias durante seu primeiro mês na Alemanha. Em Agosto do mesmo ano, Nightwish ganhou CD de ouro pelo álbumOceanborn.

Em 2000, Nightwish participou do Eurovisão na Finlândia com a canção"Sleepwalker". Eles finalizaram em segundo lugar no júri oficial, mas ganharam no júri popular. Em Maio eles lançaram o álbum Wishmaster que ficou logo em 1º lugar nas paradas finlandesas, e permaneceu assim por três semanas. Durante essas três semanas ele foi certificado ouro. Apesar de grandes e premiados lançamentos do Iron Maiden e Bon Jovi que ocorreram simultaneamente, Wishmaster foi declarado o álbum do mês na revista alemã Rock Hard. E apenas um single foi lançado deste álbum, o "Deep Silent Complete".

Over the Hills and Far Away / Century Child (20012003)

Em 2001 Nightwish grava um EP contendo poucas músicas, entre elas uma regravação de " Astral Romance" (do álbum Angels Fall First) e um cover deGary Moore " Over the Hills and Far Away" a qual intitulou o EP. Este EP contava com a participação de Tony Kakko (da banda de power metalSonata Arctica) e do Tapio Wilska (no tempo era integrante da bandaFinntroll). Eles lançaram também VHS, DVD e CD, intitulado From Wishes to Eternity, com material gravado em um show feito em 30 de Dezembro de 2000 em Tampere, Finlândia. Pouco tempo depois, atendendo pedido de Tuomas, Sami Vänskä saiu da banda, e Marco Hietala (integrante de Tarot e ex-Sinergy) juntou-se à banda, foi quando ele saiu da banda Sinergy. O baixista, além de tocar seu instrumento, também faz os vocais masculinos nas canções.

Em 2002 a banda lançou Century Child, e os singles Ever Dream e Bless the Child. A maior diferença em relação aos álbuns antigos era o uso de orquestras da Finlândia ao vivo em várias canções, para apresentar uma sensação maior da música erudita clássica. Century Child recebeu disco de ouro duas horas após seu lançamento, e disco de platina após duas semanas. Quebrou também um recorde nas paradas de álbuns da Finlândia, pelo seu distanciamento ao segundo lugar nas paradas. Após o lançamento do vídeo-clipe de Bless the Child também foi gravado o de End of All Hope. O último continha imagens do filme finlandês Kohtalon kirja.

Em 2003 a banda lançou um segundo DVD intitulado End of Innocence, que conta a história da banda nas palavras de Holopainen e Nevalainen. O documentário ainda apresenta partes de concertos. No mesmo ano Tarja se casou, e havia rumores que a banda estaria se dissolvendo, o que se mostrou falso posteriormente, pelo menos por mais alguns anos.

Once (2004-2005)

Um novo álbum intitulado Once foi lançado em 7 de Junho de 2004, junto com seu primeiro single, "Nemo" (do Latim: ninguém), deste álbum. O single ficou no topo das paradas na Finlândia, Hungria e em mais cinco países. Nemo, conseqüentemente, foi seu single que mais teve sucesso até o momento.

Once contém vários elementos orquestrais em 9 de 11 canções no álbum. Diferente de Century Child, Nightwish decidiu procurar orquestra fora da Finlândia, escolhendo, então, a Orquestra Filarmônica de Londres, também usada para gravar a trilha sonora original da trilogia O Senhor dos Anéis.Once é também o segundo álbum que tem uma canção em finlandês, "Kuolema tekee taiteilijan" (Português: "Morte faz um artista"). O álbum foi certificado como platino triplo na Finlândia, platino na Alemanha, ouro naSuécia e classificado em 1º nas paradas da Grécia, Noruega e Hungria. Depois de "Nemo", os próximos singles foram: "Wish I Had an Angel" (parte da trilha sonora do filme Alone in the Dark), " Kuolema Tekee Taiteilijan"(lançado apenas na Finlândia e no Japão) e "The Siren". Atrás do sucesso comercial, Once foi também bem aceito criticamente, com muitas revisões (como Metalfan.nl e RockReport.be) fazendo comparações com Oceanborn.

O sucesso do álbum permitiu que a turnê Once World Tour fosse para muitos países que a banda ainda não tinha visitado antes. Uma performace honorária que mostrou a grande aclamação que a banda ganhou abrindo a cerimônia do Campeonato Mundial Atlético de 2005, realizado emHelsínquia.

Uma coletânea ("Best of") foi lançado em Setembro de 2005, contendo canções de toda sua discografia. A compilação foi intitulada Highest Hopes, também contém um cover da canção do Pink Floyd, "High Hopes" (do álbumThe Division Bell).

A canção foi a primeira gravação ao vivo que Hietala fez como vocalista. Além de "High Hopes", uma nova versão de "Sleeping Sun" (de Oceanborn) foi introduzida no álbum, que foi lançada novamente como single. Um novovideoclipe foi gravado, com uma batalha medieval e pode ser encontrado no lançamento do single na Alemanha e em um DVD lançado separadamente pela Spinefarm Records.

End of an Era (2005-2006)

Depois da gravação do último show da tour de Once na Hartwall Areena(Helsinki) em 21 de Outubro de 2005, para o novo DVD ao vivo End of an Era(lançado em 2 de junho de 2006), os quatro membros do Nightwish decidiram que seria melhor continuar com a banda sem a Tarja Turunen em sentimentos expressados através de uma carta aberta. Isto ocorreu pelo fato de eles sentirem que o marido e empresário de Tarja, Marcelo Cabuli, tinha interesse em mudar a filosofia da banda e modificá-la para o interesse comercial. Tuomas Holopainen mandou uma carta para Turunen depois do fim do show. A carta foi publicada mais tarde no web-site oficial da banda para que todos pudessem ver.

Segundo Tarja Turunen o incidente foi um choque. Ela sente que os ataques pessoais ao seu marido foram fora dos limites, e publicar a carta ao público foi "triste e cruel". A cantora não fora consultada antes da publicação da carta. Ela escreveu uma carta dizendo que algo mais sobre isto será publicado em seu web-site para seus fãs. Também foi também entrevistada por vários canais de televisão, revistas, jornais e declarou sua opinião sobre o assunto.

Em 17 de março de 2006, a banda adicionou em seu website um convite a todas as vocalistas que estão interessadas em ser a nova cantora da banda. Para a surpresa de alguns fãs, eles não estão pedindo especificamente uma demo de música clássica, mas estão abrindo para a variedade de estilos. Eles dizem que qualquer candidato com potencial será "preparado para cantar um pouco de dinamismo e versatilidade", indicando que Nightwish sempre estará no caminho, com ou sem a Tarja.

Tempos depois, com problemas de contrato e ameaças do DVD ser lançado apenas na Finlândia, em 2 de junho é lançado, e em apenas um dia foi vendido 9.000 cópias do DVD e 15.000 cópias do CD.

Dark Passion Play (2007)

Em 15 de Janeiro a banda parou de receber as demos para a futura cantora. Desde então está decidida a nova vocalista do Nightwish e seria conhecido o nome dela no lançamento do novo single da banda. Segundo o próprio web-site da banda, o single intitulado " Eva" será lançado apenas na internet em 30 de maio de 2007 e todo o lucro será doado para uma entidade ainda não divulgada. " Eva" marca a primeira gravação da nova vocalista. Em agosto será lançado mais um single.

A banda também anunciou em seu web-site as datas dos próximos shows.

No dia 23 de maio de 2007 o single vazou na Internet. No dia seguinte, o site oficial divulga a identidade da nova vocalista: Anette Olzon[1], da Suécia. No dia 25 de maio de 2007 o single é lançado oficialmente.

Na metade de Junho, a banda publicou notícias do próximo single, "Amaranth" que foi lançado no dia 24 de agosto e sobre o próximo álbum intitulado Dark Passion Play, que foi lançado dia 28 de setembro de 2007 e atingiu 3 discos de platina em seu lançamento na Finlândia, além de vários discos de ouro ao redor do mundo.

Membros

Membros antigos

Convidados

Discografia

Álbuns

Singles

Compilações

Videografia

DVDs

Vídeos musicais

De Angels Fall First
  • "The Carpenter"
De Oceanborn
  • "Sacrament of Wilderness"
  • "Sleeping Sun"
De Over the Hills and Far Away
  • "Over The Hills And Far Away"
De Century Child
  • "Bless The Child"
  • "End of All Hope"
De Once
  • "Nemo" (dirigido por Antti Jokinen, Helsinki, fevereiro de 2004)
  • "Wish I Had An Angel"
de Highest Hopes
  • "Sleeping Sun 2005"
De Amaranth
  • "While Your Lips Are Still Red"
De Dark Passion Play

Curiosidades

  • A banda lançou oficialmente oito videoclipes doze singles, treze álbuns, dos quais, 6 são lançamentos de músicas inéditas (incluindo uma EP), 3 são ao vivo e quatro são compilações.
  • No clipe de " End of all Hope" aparece cenas do filme finlandês "Kohtalon kirja", onde "End of All Hope" e "Slaying The Dreamer" são parte da trilha sonora do fi.




A banda em concerto no Hyde Park em Londres,2006
Informação Geral
País:Estados Unidos
Origem(ns):Seattle, Washington
Gênero(s):Rock alternativo
Pós-grunge
Período em atividade:1995 - atualmente
Gravadora(s):RCA
Capitol Records
Websitewww.FooFighters.com
Integrantes
Dave Grohl
Taylor Hawkins
Nate Mendel
Chris Shiflett
Ex-Integrantes
William Goldsmith
Pat Smear
Franz Stahl

Foo Fighters é uma banda de rock alternativo dos Estados Unidos formada por Dave Grohl em 1995. Seu nome é uma referência ao termo "foo fighter", usado por aviadores na segunda guerra mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs.

A banda atingiu sucesso internacional, lançando vários hits incluindo "This is a Call", "Everlong", "Learn to Fly", "All my Life", "Times Like These", "Best of You" e "DOA". Dois de seus álbuns, There Is Nothing Left to Lose e One by One, ganharam o Grammy por "Melhor Álbum de Rock".

Índice

História

Dave Grohl passou quatro anos como baterista da banda grunge Nirvana. Nesse período desenvolveu uma série de composições não divulgadas, uma forma de preservar a interação do grupo. Em contrapartida Dave gravou algumas demos em estúdio, sendo que algumas canções foram compiladas no álbum Pocketwatch, lançado com pseudônimo Late! em1992.

Foo Fighters

Após a morte de Kurt Cobain em 1994, Grohl entrou no Robert Lang's Studio em Seattle com o amigo e produtor musical Barrett Jones. Com exceção da parte de guitarra de "X-Static" por Greg Dulli do Afghan Whigs, Grohl tocou todos os instrumentos das faixas. Atrelado à gravadora Capitol Recordspelo descobridor de talentos Gary Gersh (que havia trabalhado com o Nirvana), Grohl teve suas faixas mixadas, sendo que o resultado tornou-se posteriormente o primeiro álbum do Foo Fighters, Foo Fighters.

Grohl não queria que a banda fosse um projeto de estúdio de somente um integrante, então trabalhou para formar uma banda de suporte ao álbum. Inicialmente o antigo colega Krist Novoselic era o principal candidato, mas ambos preocuparam-se que poderia-se estar formando somente uma reencarnação no Nirvana. Após tomar conhecimento sobre o fim da banda conterrânea de emocore Sunny Day Real Estate, Grohl convidou o baixistaNate Mendel e o baterista William Goldsmith. Pat Smear, que era um membro não oficial do Nirvana após o lançamento de In Utero, foi adicionado como segundo guitarrista, completando assim a banda. A banda realizou sua primeira turnê ainda em 1995 abrindo concertos para Mike Watt.

Seu primeiro single "This Is a Call" foi lançado em junho de 1995, e o álbum de estréia no mês seguinte. "I'll Stick Around" e "Big Me" foram os próximos singles lançados nos meses seguintes.

The Colour and the Shape

Nesse álbum, Dave Grohl com sua cara e coragem fez todas as músicas do CD tocando a guitarra, o baixo, a bateria, o vocal e o compôs em uma semana. Considerado por muitos músicos e de todos os estilos de música desde o Clássico até o Hard Rock um dos melhores músicos do mundo, uma coisa quase impossível. Mas o CD esta ai para provar. Após turnês em1996, a banda agora completa entrou em estúdio em Seattle com o produtor Gil Norton para gravar o segundo álbum. Após conflitos entre Grohl e Goldsmith o segundo deixou a banda, sendo que a banda foi re-agrupada em Los Angeles para que Grohl regravasse quase que completamente a parte de bateria do álbum. The Colour and the Shape foi lançado em 20 de maio de 1997.

Precisando de um baterista, Grohl contatou o baterista de turnê de Alanis Morissette, Taylor Hawkins, sobre a possibilidade de indicação de algum músico; para sua surpresa Hawkins voluntariou-se para a banda. Em setembro de 1997, em frente a uma multidão de pessoas no MTV Video Music Awards, Pat Smear anunciou sua saída da banda e introduziu seu substituto, o ex-companheiro de banda de Grohl no Scream Franz Stahl. Ainda antes da gravação do terceiro álbum There Is Nothing Left to Lose, Stahl saiu da banda alegando divergências musicais. Após audição foi escolhido como substituto Chris Shiflett, ex-integrante do No Use for a Name. Primeiramente como músico de turnê, Shiflett tornou-se membro integral antes da gravação do álbum.

There Is Nothing Left to Lose

Antes do lançamento de There Is Nothing Left to Lose o então presidente da Capitol Gary Gersh foi forçado a sair da gravadora. Dada a longa história de Given Grohl com Gersh, a banda também saiu da gravadora para entrar naRCA. Posteriormente Gersh uniu-se ao ex-empresário do Nirvana John Silva para formar o GAS Entertainment, uma empresa que gerencia o Foo Fighters e outros artistas como Jimmy Eat World, Beck e Beastie Boys.

Em 2000 a banda gerou controvérsia na mídia por seu apoio ao Alive and Well, uma organização que combate a crença médida da relação entre aSIDA e o VIH; a organização também questiona a validade de testes de HIV e a segurança das medicações usadas no tratamento da SIDA. Em janeiro a banda tocou em um concerto beneficente para a organização. A comunidade médica tomou partido oposto, questionando os argumentos da Alive and Well e a responsabilidade da banda ao levar assuntos não provados para seu público. [1]. Com o tempo a banda diminiu significativamente seu apoio a organização.

Em fevereiro do mesmo ano o apresentador David Letterman convidou a banda para seu programa para se apresentar. David havia recém voltado a condução do programa após uma cirurgia cardiovascular. Ao apresentar o Foo Fighters, David proclamou: "Minha banda favorita, tocando minha canção favorita", e seguiu-se a apresentação de "Everlong".

O grupo estabeleceu contato com a banda de rock Queen. No começo do ano o guitarrista Brian May participou da guitarra de "Have a Cigar", segundo cover do Pink Floyd gravado pela banda, que apareceu na trilha sonora do filme Mission Impossible 2. Quando o Queen foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em março de 2001 Grohl e Hawkins foram convidados para reunir-se à banda em "Tie Your Mother Down", com Grohl preenchendo o papel de Freddie Mercury. Em 2002 May contribuiu com "Tired of You" e "Knucklehead".

One by One

No final de 2001 a banda gravou o quarto álbum. Após quatro meses emLos Angeles para completar as gravações Grohl passou um tempo noQueens of the Stone Age para completar o álbum Songs for the Deaf (2002). Assim que seu trabalho estava terminado, Dave, inspirado com as sessões de estúdio, decidiu adicionar novas faixas ao então terminado álbum do Foo Fighters. Ao invés disso, o álbum foi completamente regravado em dez dias no estúdio pessoal de Grohl em Virginia. One by One foi lançado em outubro de 2002.

Por sua história a banda sempre evitou posicionar-se politicamente. Apesar disso, em 2004, ao saber que a campanha presidencial de George W. Bushestava usando "Times Like These", Grohl decidiu apoiar publicamente a campanha de John Kerry.

In Your Honor e Skin and Bones

Concerto acústico, 2006
Concerto acústico, 2006

Em 14 de junho de 2005 foi lançado o álbum duplo de estúdio In Your Honor. Grohl citou que o álbum duplo (um com faixas elétricas e outro acústicas) era uma comemoração do décimo aniversário da banda. Durante a promoção do álbum Grohl, fascinado por OVNIs, teve a chance de apresentar-se no Roswell International Air Center in Roswell, Novo México. O local foi supostamente palco da queda de uma aeronave alienígena em1947.

A banda decidiu organizar pequenas turnês acústicas em 2006, incluindo o ex-guitarrista Pat Smear, Petra Haden no violino e Rami Jaffee do The Wallflowers no piano e teclado. Em novembro a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin and Bones, com quinze faixas de selecionadas em três concertos em Los Angeles. Um DVD foi lançado logo depois, e apresenta faixas não disponíveis no CD.

Echoes, Silence, Patience and Grace

Em 25 de setembro de 2007 a banda lançou seu mais recente álbum,Echoes, Silence, Patience and Grace, o álbum é lançado pela RCA Records. Nesse novo trabalho eles voltam a trabalhar com o produtor Gil Norton, que não produzia um disco do Foo Fighters desde The Colour and the Shape de 1997. O álbum já conta com o seu primeiro single, "The Pretender".

Integrantes

Dave Grohl em concerto com a banda, 2005
Dave Grohl em concerto com a banda, 2005

Formação atual

Integrantes anteriores

Discografia

Álbuns de estúdio

Álbuns ao vivo

EPs


Nenhum comentário:

Postar um comentário